Serra Catarinense: roteiro e dicas

12 de julho de 2015
Roteiro Serra Catarinense

Fizemos um roteiro de carro no inverno pela Serra Catarinense. O objetivo principal era conhecer as cidades de São Joaquim e Urubici. Por uma questão de "logística" e interesses, acrescentamos Blumenau e Curitiba ao nosso roteiro. Neste post você vai conferir como foi nosso roteiro.

Roteiro pela Serra Catarinense

Saindo do interior de São Paulo, foram pouco mais de 7 horas até Blumenau, onde ficamos por 3 noites. Os passeios que fizemos em Blumenau, já contei neste post aqui.



De Blumenau, seguimos para São Joaquim e fizemos um trajeto longo, passando pela Serra do Rio do Rastro. O caminho foi meio cansativo, mas as paisagens compensaram o esforço! 

Roteiro Serra Catarinense

De lá, chegamos em São Joaquim, onde passamos duas noites. Em um dos dias que estivemos em São Joaquim, pegamos uma estrada rural e chegamos até o Cânion de Montenegro, em São José dos Ausentes, no estado do Rio Grande do Sul. Foi um passeio lindo e um perfeito dia de férias em família! Saindo de São Joaquim, atravessamos matas e matas de araucária e até vimos uma gralha azul (ave que dissemina estas árvores). Após cruzarmos o Rio Pelotas e entrarmos no Rio Grande, a paisagem muda, mas continua linda!

O destino a seguir foi Urubici, que conhecemos em dois dias, visitando pontos turísticos como a Cascata do Avencal, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja (este lugar é chamado "Sibéria Brasileira"). Contei tudo neste post aqui.


Saindo de Urubici, o nosso último destino foi Curitiba, uma das minhas cidades favoritas, onde passamos mais três noites.

Distâncias entre as cidades da Serra Catarinense:

Para dar uma melhor ideia do nosso roteiro, veja o mapa e as distâncias entre as principais atrações da serra (google maps):

  • Orleans à Serra do Rio do Rastro: 36,9 km (47 minutos)
  • Serra do Rio do Rastro a São Joaquim: 55,6 km (52 minutos)
  • Serra do Rio do Rastro a Urubici: 84,3 km (1h 16 minutos)
  • São Joaquim a Urubici: 61,5 (59 minutos)

Como chegar e se locomover na Serra Catarinense

Sem dúvida, o melhor jeito de se locomover por lá é de carro. Estávamos de 4X4, mas se não chover, dá para explorar muito bem a região da serra com carro comum de passeio.

Hospedagem na Serra Catarinense

Como eu já contei antes, fiquei com a impressão que a região da Serra Catarinense ainda não é muito explorada pelo turismo. Em Urubici, cheguei a ver pousadas que não tinham nem site na internet... Ainda assim esta cidade tem mais opções de hotéis e pousadas do que São Joaquim (veja aqui link para hotéis em São Joaquim). 

Outra opção para quem procura descansar e engordar (rsrs) são hotéis-fazenda. A Andrea do blog Do RS para o Mundo, me indicou o Hotel Fazenda Serra do Panelão, mas eu estava procurando uma pousada na cidade mesmo e acabei me hospedando na Aconchego! A pousada é simples, mas a hospitalidade foi enorme! Como reservamos de última hora, ficamos em um quarto na parte interna da pousada (antiga casa dos proprietários), mas os quartos da ala nova foram construídos recentemente e são melhores! (Veja também todas as opções pelo booking!).

Algumas dicas sobre a Serra Catarinense:

  • A grande atração no inverno da serra catarinense é o frio, chegando até a nevar. Se for só isso que está procurando, vale a pena ficar de olho na previsão do tempo. Mas cuidado para não ficar sem hospedagem, pois as opções não são muitas.
  • Há menos opções de vinícolas na serra catarinense, do que na serra gaúcha. Mas não subestime os vinhos de altitude de São Joaquim!! O nosso favorito de lá é o Utopia, da Quinta Santa Maria (custa cerca de R$ 80,00 a garrafa).
  • Urubici é mais turística que São Joaquim. Assim, há mais opções de hospedagem lá, além de maior número de atrações na cidade e no seu entorno.
  • As estradas pelo interior de Santa Catarina nem sempre são boas ou bem sinalizadas. Penamos bastante para achar alguns caminhos e algumas estradas estaduais (SC) não eram mais que caminhos de terra. Mas entre Orleans, Bom Jardim, São Joaquim e Urubici, não tivemos maiores problemas.

Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

  1. Olá! Parabéns pelo blog! Eu vou viajar 3 dias em junho e estou em dúvida entre 'Gramado/Canela' e 'São Joaquim/Urubici. Me parece que a serra gaúcha é bem mais bonita e tem mais atrativos; por outro lado as baixas temperaturas catarinenses me instigam. Poderia me dar alguma sugestão? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, eu gostei bastante da Serra Catarinense, mas preciso confessar que a serra gaúcha tem mais atrativos. A decisão depende muito de onde você estiver. Como são poucos dias, de repente poderia deixar a serra gaúcha para outra oportunidade. Só uma dica: Urubici é mais turística que São Joaquim! Se hospede por lá!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!